quinta-feira, 31 de julho de 2008

MELHOR DIA

Como diria o Quim Barreiros este é o melhor dia para casar... QUAL É O MELHOR DIA PARA CASAR É A 31 DE JULHO PORQUE DEPOIS ENTRA A GOSTO. PORQUE DEPOIS ENTRA AGOSTO... Escutando online o som deste grande sucesso da musica portuguesa lembramos-nos doutro do mesmo autor. METO O CARRO TIRO O CARRO ÀS HORAS QUE EU QUISER NA GARAGEM DA VIZINHA QUE DOÇURA DE MULHER, METO O CARRO À NOITINHA NA GARAGEM DA VIZINHA. Esta canção está imortalizada no Vieiro pelo JE as das na sua versão best off... Passamos desta forma a lançar um concurso para ver quem descobre qual a garagem da vizinha a que o JE se estava a referir. Os concorrentes devem enviar uma fotografia para o VIEIRO CITY que as publicará em tempo oportuno e depois será lançada uma mega sondagem online para aferir os conhecimentos que o povo cibernautico têm acerca das questões quotidianas do Vieiro...

sábado, 26 de julho de 2008

ARRANCADOR PROFISSIONAL

FOTO REPORTAGEM - ARRANCA DA BATATA

Passamos agora a publicar a foto-reportagem da ARRANCA DA BATATA 2008. Os vídeos ficam para mais tarde devido ao tamanho e à demora em os colocar no blogue e os disponibilizar para toda a comunidade do Vieiro. Não perca brevemente num blogue perto de si os videos da arranca da batata 2008...

sexta-feira, 25 de julho de 2008

E ESTA?.....







Dois habitantes do Vieiro, utilizaram ontem, segundo afirma uma testemunha, um novo método para pescar, a pesca por detonação.


Segundo a testemunha que presenciou os factos foi utilizada uma bomba (supostamente de dinamite) para apanhar assim uma maior quantidade de peixes.


Como esta pessoa se encontrava a pescar à cana e a cena se passou uns metros mais acima, este senhor considerou que houve uma enorme falta de respeito por ele e pelo ambiente, pelo que chamou imediatamente a GNR de Vila Flor.


A GNR foi muito rápida a chegar, mas os pescadores já se tinham posto em fuga. Com a ajuda da testemunha os dois pescadores foram apanhados nas imediações do campo de futebol do Vieiro. Foram identificados pela GNR, mas eles continuam a clamar inocência e que houve um erro da parte da testemunha, pois os peixes já estavam mortos e eles se limitavam a apanhá-los. Segundo eles teria alguem lançado uma bomba mais acima.


A testemunha não é natural do Vieiro e não conhecia os supostos autores do crime ambiental.


Aguardemos o desenvolvimento.

sábado, 19 de julho de 2008

AZEITE SARAIVA - VIEIRO

A organização da feira TerraFlor ainda não esclareceu a duvida relacionada com o nosso grande dilema. Contudo para o blogue Vieiro City trata-se do mais ilustre representante dos produtos do Vieiro neste certame. Já tinha marcado presença na Feira Gastronomica de Trás-os-Montes na Alfandega do Porto o que confirma que a estratégia de marketing teve uma volta a 360º. Enquanto o lema anterior passava por trabalhar mais e mais e cada vez mais agora passa por mostrar o fruto do trabalho. Não, não nos enganamos ao dizer que é a 360º porque a verdade é que a volta foi tão grande e completa que ficou tudo na mesma... Nunca pior como diz alentejano...

VIATURA OFICIAL TERRAFLOR 2008

A viatura oficial TERRAFLOR 2008 vai com toda a certeza causar alguma estranheza entre os visitantes deste blogue. Estavam todos à espera que fosse o verdadeiro e único UMM mas para surpresa de toda a gente trata-se da carrinha Mercedes Benz. Para esta eleição muito contribuiu o estacionamento estratégico durante todos os dias da feira, sempre em cima do acontecimento e por vezes mesmo muito perto de causar congestionamentos de transito.

A verdade seja dita para estacionar este verdadeiro Machimbombo ou se chega muito cedo às imediações do recinto da Feira ou então é preciso comer bem e beber melhor para dar corda à manivela da direcção assistida. A escolha recaiu por chegar cedo, muitas vezes antes de alguns se terem ido embora para o merecido descanso!!! Andavam com os horários trocados...


Machimbombus Saraivus uma espécie em extinção...
O verdadeiro e único desta vez nem saiu da garagem, bem que dava jeito para no momento da verdade ser ponderada a possibilidade de optar por trilhos alternativos mas o pior mesmo era a subida já que ao fundo todos os santos ajudam e se for pelo caminho de Samões até às pedreiras de Freixiel ainda ajudam mais. O record pertence ao piloto do Audi S2 4x4 de cor branca com menos de 5 minutos... ia com o gás todo diga-se de passagem... ou a todo o gás... é à vontade do freguês...

A estratégia deste ano para fugir da moina foi esperar até que eles se cansem e em última hipótese formar uma brigada 100% cool com o bar men Vieiro City de serviço no recinto da feira...

quinta-feira, 17 de julho de 2008

VISTA AÉREA TERRAFLOR 2008

Lançamos o repto para que consigam detectar e visualizar o mega stand Azeite Saraiva - Vieiro ou a não menos concorrida Micehlis Barracus onde se pode apreciar o mais recente cocktail 2008 que fez furor, o Limons Louis Capi, uma mistura explosiva ou uma combinação perfeita. Fica a questão e aguardamos a resposta e as experiências sentidas ao longo deste certame...
VERSÃO DIURNA


VERSÃO NOCTURNA

II TERRAFLOR EXTREME

VIEIRO NA TERRAFLOR


O VIEIRO vai marcar presença na VI Edição da Feira Terraflor. Para tal está neste momento a ser delineado e executado o projecto de montagem de um mega stand da empresa Saraiva - Comércio e Industria de Azeite, LDA. Não poderá faltar, azeite virgem extra proveniente do Vieiro assim como mini tostas de excelente qualidade para que possamos degustar o "Ouro do Vieiro".

quarta-feira, 16 de julho de 2008

VI EDIÇÃO DA TERRAFLOR - FEIRA REGIONAL DE PRODUTOS E SABORES

De 17 a 20 de Julho de 2008 vai decorrer em Vila Flor no Parque Municipal de Feiras e Exposições a VI Terraflor - Feira Regional de Produtos e Sabores. Este ano com o lema de mais feira e menos festa vão marcar presença muitos dos artistas e cantores da Novela da TVI, "A OUTRA".

(" in descobrir-vilaflor.blogspot.com")

terça-feira, 15 de julho de 2008

MELHOR JOGADOR ESCOLAS VILA FLOR SPORT CLUBE

O antigo atleta do Vieiro Sport Club Henrique Martins (filho do Zé Mário), transferido na época passada para o Vila Flor Sport Clube, numa transferência galáctica foi considerado pelo seu novo clube como o MELHOR JOGADOR ESCOLAS. O prémio foi entregue na 1ª Gala do Vila Flor Sport Clube que decorreu no passado sábado, no restaurante Pala do Conde em Vila Flor.
Conforme podem visualizar na seguinte imagem, decorreu ao longo de várias semanas no blogue do Vila Flor Sport Clube uma votação para a eleição dos diversos atletas nas diversas categorias. Esta votação tinha um carácter meramente indicativo para o caso de a Direcção do Vila Flor ter algumas dúvidas na eleição dos atletas. Pelos vistos a escolha do Henrique foi considerada unânime quer pelos visitantes do blogue quer pelos membros da direcção e pela equipa técnica que foi responsável pela eleição dos atletas.



O blogue Vieiro City dá desta forma os parabéns ao nosso conterrâneo pela conquista do referido prémio e deseja-lhe que seja o primeiro de muitos. Através de algumas observações efectuadas pelo Blogue Vieiro City aos jogos da época do Vila Flor Sport Clube pudemos constatar que estamos na presença de um bom guarda - redes, com reflexos apurados e bom sentido de posicionamento, muito acima da média dos jogadores da sua equipa.


Para mais informações podem consultar vilaflorsc.blogspot.com

PROPOSTAS MILIONÁRIAS

Os artistas improvisados Fábio e Mauro acabam de receber uma proposta milionário do Grupo de Teatro Filandorra para passarem a pertencer aos desta Companhia de Teatro.
Estivemos em contacto com o empresário dos artistas que nos revelou que estão a fazer tudo por tudo para conseguir a desvinculação dos actuais trabalhos para aceitarem este desafio ambicioso para as suas carreiras artisticas.
Fala-se mesmo na possibilidade de a Companhia de Teatro accionar as clausulas de rescisão destes trabalhadores.
A população do Vieiro encontra-se revoltada com a partida dos artistas para outras paragens, mas apelamos à calma e à serenidade e pensem que o sonho comanda a vida destes artistas de palmo e meio da nossa terra.
Não fiquem tristes a vida é assim mesmo feita de encontros e desencontros e podem assistir já durante esta semana à actuação destes novos artistas na VI TERRAFLOR que vai decorrer de Quinta a Domingo em Vila Flor, onde a Companhia de Teatro Filandorra vai actuar.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O PRANTO DE MARIA PARDA


A peça iniciou por volta das 21:30, ninguém arredou pé. O público participou no próprio espectáculo.
Vemos na nossa foto o Mauro e o Fábio a representar com a Filandorra, mas o que está mal enquadrado é o Geadas em calções, pois no ano de 1522 não fazia sentido.
Esta peça de Gil Vicente, é a história de Maria Parda, que não tendo dinheiro para comprar vinho, andava de taberna em taberna a pedir vinho fiado, o que nunca conseguiu.
Maria Parda tinha uma enxaqueca terrível causada pela falta do precioso liquido e acabou por morrer.
No funeral participou além de outros personagens, o Sr. Manuel Carvas, que foi o que mais espetáculo deu.
Chorou que se fartou, fazendo toda a gente morrer de rir.



UMA NOITE QUE PROMETIA




Ainda bem cedo montou-se a bancada com as cadeiras que a Comissão de Festas de Freixiel nos emprestou.
A Companhia de Teatro Filandorra procurou retardar o início para lá das 21 horas programadas.
A noite era convidativa e os efeitos dos archotes acesos eram mais visíveis.
Os primeiros espectadores tomaram acento para não perder a oportunidade de estar nos lugar da frente, como demonstra a nossa foto.
Foram aos poucos chegando os curiosos e depois os entendidos.
Vieram de todas as idades e sexos, vieram os mais novos e os mais idosos. Emparada pelas filhas, chegou a Sra. Felicidade de Jesus, uma das pessoas mais idosas da aldeia, veio passear os seus quase 90 anos, há muito tempo estacionados dentro de sua casa. Chegou também o homem mais idoso do Vieiro Manuel de Sousa Gonçalo, acompanhado pela esposa Olivia Morais.
De início tivemos o primeiro espetáculo improvisado com artistas também eles improvisados o Sr. Manuel Carvas e o Sr. João Borges.
A lotação sentada esgotou e muito mais gente ainda ficou de pé.
Assistiram a esta peça à volta de 150 pessoas, o que numa aldeia de Trás-os-Montes é excelente.
Pensamos mesmo ter batido todos os recordes em aldeias e espetáculos do género.
Era mesmo uma noite que prometia!...

domingo, 13 de julho de 2008

APARATOSO ACIDENTE

O dia de hoje que se adivinhava divertido, iniciou-se muito mal para um habitante local. Por volta das 7 horas da manhã, um jovem do Vieiro que regressava de trabalhar, foi vitima de um acidente aparatoso já dentro da aldeia. Felizmente ele saiu ileso., no entanto o carro ficou sem reparação. O carro foi embater em duas carrinhas estacionadas na berma da estrada tendo ficado muito mal tratadas. Deduz-se que o acidente foi provocado pelo sono. Mais uma vez o Rifas está com azar, pois a TATA era uma das carrinhas estacionadas na berma. A outra era a do inevitável Coelho. Juntaremos uma foto comprovativa logo que possível.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

TEATRO DE GIL VICENTE



Pela primeira vez no Vieiro: TEATRO

"PRANTO DE MARIA PARDA"

Uma obra de Gil Vicente e levada a palco pela companhia de teatro FILANDORRA de Vila Real.

Será ao ar livre, no Largo Graça Morais e todo mundo pode assistir gratuitamente.

Será exibida pelas 21 horas no domingo dia 13 de Julho de 2008.

Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Flor

A BATATA




A batata é a primeira grande colheita de cada campanha agricola aqui na aldeia do Vieiro.
O Vieiro produz em média entre 25 a 30 toneladas de batata em cada ano.
Estima-se que 80% da produção se destina ao próprio consumo e só 10% é destinada ao mercado. Os outros 10% servem para alimento de animais.
A população residente é neste momento de 170 pessoas, pelo que cada um consome em média anualmente entre 117,6 Kg e 141,18 Kg .
Assim sendo no Vieiro cada pessoa come entre 320 g e 387g de batata por dia.
Partindo do principio que 30% da população não é amante de batatas, então os restantes comem entre 988 g e 1,19 Kg por dia o que me parece um exagero.
Em cada ano com a arranca da batata aperecem sempre as curiosidades e comparações. Uns que tiveram as maiores produções, outros as maiores batatas e ainda alguns que produziram os fenómenos, ou seja as batatas com as formas e feitios mais esquisitos ou aberrantes.
Deixo aqui um exemplo de duas batatas que foram colhidas na nossa aldeia.
Futuramente poderemos pensar num concurso da maior batata e no da batata mais especial do ano.