domingo, 11 de janeiro de 2009

APROVEITAMENTO HIDROELÉCTRICO DA FOZ DO TUA

Uma das primeiras noticias que colocamos neste blogue foi uma revista de imprensa relacionada com o Aproveitamente Hidroeléctrico da Foz do Tua, publicada no dia 2 de Setembro de 2007 onde a EDP anunciava a realização de um estudo socio ecocómico para o apresentar aos autarcas da região.
Posteriormente publicamos uma noticia que divulgava fontes fidedignas do projecto em que a cota a atingir seria a 170, assim como, números relacionados com a data de construção, a potência instalada assim como os investimentos envolvidos.
Realizamos mesmo uma sondagem aos nossos visitantes para sabermos se eram a favor ou contra a constução da Barragem do Tua, tendo a maioria dos nossos visitantes respondido que era a favor da construção.
Todas as noticias relacionadas com a construção do APFT podem ser encontrados clicando no link lateral do blogue By Barragem do Tua.
Agora na fase final da decisão voltamos a abordar este tema tão importante para a nossa região. Até ao dia 18 de Fevereiro encontra-se em discução pública o Estudo de Impacte Ambiental do APFT que pode ser consultado na integra na Câmara Municipal de Vila Flor. Tivemos noticias de que também existe alguma informação nas Junta de Freguesia que serão afectadas pela construção deste empreendimento.
De qualquer das formas o blogue Vieiro City consultou no site da Agência Portuguesa do Ambiente o Resumo Não Técnico do Estudo de Impacte Ambiental que publicamos na integra numa das nossas noticias mais recentes.
Depois de ter corrido muita tinta, de ter sido lavada muita roupa suja por parte de todas as partes envolvidas neste projecto, julgamos que está na hora de as pessoas consultarem o projecto e dizerem aquilo que pensam. Este é o momento adequado para a tomada de posições quer sejam elas favoráveis ou contra a contrução do empreendimento. E foi por isso que voltamos a colocar na ordem do dia deste blogue a temática da construção da Barragem da Foz do Tua. Digam agora tudo aquilo que quiserem e aquilo que pensarem ou calem-se para sempre!!!
Relativamente ao caso em concreto do Vieiro, podemos dizer que seja qual for a cota escolhida para a construção da Barragem estaremos no seu epicentro. Com a construção até à cota 160 a represa de água quando atingir a sua capacidade máxima chegará até às imediações das vinhas da Quinta do Ministro e da Quinta da Paz.
Esta cota não deverá acrescentar nada de novo ao Vieiro, podia-se mesmo dizer que morriamos na praia!!! Como esta cota é a menos benéfica do ponto de vida económico e energético estamos em crer que esta cota não interessa a ninguém.
Com a contrução a atingir a cota 175 o nível máximo da água ficará pelas terras de horta da Quinta do Ministro. Esta cota permitiria a manutenção da Linha do Tua até à Estação do Vieiro. Desta forma a Estação do Vieiro passaria a ser a Estação Terminal da Linha do Tua e onde seria necessário efectuar o transbordo dos passageiros para outro meio de transporte até ao Tua, no caso de a ligação entre a Linha do Tua e a Linha do Douro ser para manter.
No caso de a construção ser efectuada até à cota máxima a Linha do Tua será inundada e a Estação Terminal passará a ser a de Vilarinho das Azenhas. No Vieiro passariamos a ter um enorme lago navegável por todos os tipos de barcos que neste momento navegam no rio Douro. Neste caso seria um investimento estratégico para o Vieiro a construção de um "Cais" para que cada um de nós possa estacionar o seu Barco ou Yate no "Cais do Vieiro". Atingindo a cota máxima a água chegará quase até à travessia do Ribeiro do Vieiro de acesso à Quinta do Carvalhinho.
Na modesta opinião do blogue Vieiro City a cota máxima da Barragem do Tua deverá ser a que tecnicamente permita a manutenção da Estação do Vieiro e a sua transformação em Estação Terminal da Linha do Tua. Desta forma poderá ser construido o "Cais do Vieiro" e passariamos a ter uma nova centralidade com a dinamização dos sectores do Comércio de Produtos Agricolas e do Turismo.
Contudo não podemos ser egoistas e querer tudo para nós. Desta forma queremos manifestar aqui a nossa posição. Queremos que a decisão tomada seja a melhor para a Região de Trás - os - Montes na sua globalidade quer ela seja a contrução da Barragem ou a manutenção da Linha do Tua e a maravilhosa paisagem natural das escarpas que existem desde a Estação do Vieiro e a Estação do Tua.
Aqueles que somente agora repararam que esta paisagem é maravilhoso queria deixar aqui uma mensagem. Onde é que vocês andaram este tempo todo? Só agora é que descobriram que a Linha do Tua é de uma beleza extraordinária? Só muito recentemente é que desfrutaram desta maravilhosa paisagem? Será que ainda vão descobrir gravuras rupestres no Vale do Tua?
O Rio Tua foi é e será sempre dos Transmontanos e não de meia dúzia de radicais e fundamentalistas que apareceram agora nesta região e que ninguém sabe de onde vieram.

REVISTA DO ANO VIEIRO CITY 2008

A passagem de ano Tony Sexy Latine Bomb resume praticamente tudo o que se passou ao longo de 2008 no Vieiro. Aproveitando a inspiração momentânea apresentamos as nossas propostas. A VACA da Coca Cola dá tudo aquilo que nós quisermos que ela dê: COCA COLA, CERVEJA SAGRES E SUPER BOCK e ainda VINHO E AZEITE DO VIEIRO...
VACA SAGRES

VACA SUPER BOCK

VACA VINHO DO VIEIRO

VACA AZEITE DO VIEIRO

P. Zé celebra casamentos nos Estados Unidos

Sacerdote foi um dos convidados de honra das Festas de Nossa Senhora de Fátima em Thornton (Califórnia) O pároco de Santa Comba da Vilariça, José Rodrigues, voltou a ser um dos convidados de honra das Festas de Nossa Senhora de Fátima, que decorreram em Thornton, na Califórnia, Estados Unidos da América (EUA). Trata-se de uma manifestação de fé que os emigrantes portugueses e os luso-descendentes residentes naquele estado americano organizam anualmente de modo bem português. Um dos pontos altos das celebrações foi a missa, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, acompanhada por filarmónicas e representações das organizações portuguesas na Califórnia. Esta foi, apenas, uma das cerimónias em que participou o P. Zé, que também celebrou vários casamentos e foi, até, entrevistado por um canal de televisão americano. A comunidade lusa residente nesta zona dos EUA faz questão de relembrar as origens durante as festividades, pelo que no programa não faltam noites de fados, folclore e baile e cantares à desgarrada. As manifestações de fé sucedem-se ao longo de mais de uma semana, tais como as novenas, a Santa Unção aos Enfermos e a procissão de velas. Este ano, a Igreja Católica dos EUA fez-se representar pelo arcebispo da Califórnia, que foi acompanhado pelo P. Zé e outros sacerdotes na procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima. Sacerdote foi um dos convidados de honra das Festas de Nossa Senhora de Fátima em Thornton (Califórnia)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A MANCHA MISTERIOSA

Durante a apanha da azeitona esta equipe sem paralelo que vemos no video em anexo, deparou-se com esta mancha misteriosa num dos toldes.... - É barro (dizia um). - É terra (dizia o outro). A patroa que fugia desta mancha, dizia: - O filho da p. que veio aqui fazer isto debaixo das minhas oliveiras, devia dar-lhe uma enorme dor na barriga. O do boné que está agarrado á vara de pau dizia: -Isso é terra. Sem exitar, fez o teste do algodão. Agarrou e apertou aquela mancha com a mão, levou a mão ao nariz... - Fod... é mesmo m... Moral da história: Pegue sempre de luvas.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

TONI SEXY LATINE BOMBE

Toni e companhia, Mauro e Angelo invadem a casa do povo em Abreiro na noite do Reveillon e deram espectáculo ao som do KIZOMBA.
Os seus gritos loucos ouviam-se até no Vieiro pela noite fora.
Visto o pessoal do Vieiro não ter capacidade para organizar a festa da passagem de ano, Abreiro é que ganhou com este espectáculo.

A festa continuou pela noite fora e quem os amamentou foi a vaca que dá Super Bock e não Coca-Cola...