quinta-feira, 10 de setembro de 2009

NOITE DO VIEIRO AGITADA

A noite do Vieiro anda demasiado atribulada. anda tanto ou mais atribulada do que a tamanha confusão das vindimas. É carros para cima é carros para baixo, é um corropio de carros, carrinhas, motas, carroças, bicicletas e demais veículos de transporte.
As conversas de café facilmente resvalam e se transformam em discuções e o ruído provocado é tanto que algumas pessoas o que querem é descansar para no dia seguinte irem à vindima e estão a ser incomodadas.
Isto não é justo, da mesma forma que não justo a altas horas da matina em plena hora de ponta os basqueiro que é feito no Largo da Lage com as movimentações das viaturas, as pessoas a falar e para finalizar quando as viaturas arrancam são os contentores que andam sempre às turras e aos encontrões uns contra os outros.
Feita uma introdução vaga, dispersa e abstrata vamos agora abordar o tema principal desta noticia. Na passada terça feira a GNR de Vila Flor foi obrigada a uma deslocação à localidade do Vieiro para restaurar a ordem pública.
A redacção do blogue Vieiro City como devem compreender não pode estar sempre online. Mas lá apareceu e registou o rescaldo do diálogo entre a GNR e os habitantes / frequentadores da noite do Vieiro.
Diálogo GNR Vila Flor - Habitante(s) Vieiro
GNR: Boa noite.
Vieiro: Boa noite senhor guarda.
GNR: Os senhores / senhoras estão a fazer muito barulho. Já passa das 22 horas e não podem incomodar as pessoas.
Vieiro:Ok senhor guarda.
Tony: Alto e para o baile diz o Tony. Sr. guarda aqui quem faz mais barulho sou eu. Faço mais barulho eu do que todos os restantes habitantes do Vieiro. E está com sorte se tivesse vindo cá ontem ou se os seus colegas de Mirandela tivessem ido a Abreiro ao Café Via Rio o Sr. ia ver o que era barulho. Sabe Sr. Guarda. Andam aqui uns tipos que o passatempo preferido deles é darem-me cabo da cabeça. Quando não bebo está tudo bem. Quando bebo uns canecos passo-me dos carretos e ninguém me segura nem me controla.
GNR: Olha quem é ele. Tony: O Sr, conhece-me?
GNR: Então não conheço. Tony: Então quem sou?
GNR: És o rifas. Tony: Ai o quaralho. Estou refodido da minha vida. De onde é que o Sr. me conhece?
GNR: Da internet. Tu és mais conhecido do que a Amália!!! Tony: É o que dá estas brincadeiras malucas das fotografias, dos videos, dos blogues e da internet . Até a GNR me conhece.
GNR: Mostre-me o seu Bilhete de Identidade se faz favor.
Tony: Não.
GNR: Como? Tony: Não mostro e não tenho. Eu cá tenho o CC (cartão do cidadão) inicialmente baptizado por CÚ (Cartão do Utente).
GNR: António Maria Portela Rifas. Que nome mais estranho mas está identificado.
Tony: Obrigado. Olhe se me levar consigo um dia ou dois fico porreiro da vida. Vou já, e assim amanhã já nem tenho de ir trabalhar.
GNR: Olhe que não é um dia ou dois. Pode ser condenado até dois anos de prisão.
Tony: Alto. Isso é muito. Vou-me calar já. Siga a rusga senhor guarda para outra paragem e boa viagem ... e sem furos na carruagem.