sexta-feira, 22 de maio de 2009

QUE SE PASSA COM O NOSSO OLIVAL?

Desde o inverno 2007/2008, que o olival em algumas regiões de Trás-os-Montes, tem vindo a secar gradualmente. O Vieiro não fugiu á regra. O olival que não sofreu no ano passado sofreu neste. É uma tristeza percorrer o Nordeste e ver olivais completamente secos, ou quase. Venho aqui trazer a opinião de alguns agricultores, que eu tive o cuidado de manter anónimos. As opiniões são tão diversas, como é o universo dos inquiridos, desde senhoras, agricultores em plena actividade, jovens sem grande experiência e até aqueles que já estão fora de toda a actividade agricola ou outra. Vejamos algumas das opiniões: - Foi o gelo, que congelou a seiva! - Disse alguém, que se tinha por um expert na matéria. - Foi o herbicida! - Não pode ser, eu tenho um olival que nunca levou herbicida e está seco e outro que lho meto todos os anos, está lindo... até dá gosto ver, ripostou outro expert. - É a doença dos eucaliptos e dos negrilhos. Não sei que merdas andam pelos ares, mas coisa boa não é. - Eu cá para mim é da seca. Não chove no inverno, as árvores têm pouca seiva e então congela facilmente . Acontece-lhe como acontece aos velhos que já estão sem sangue. - Eu acho que estamos debaixo do buraco do ozono. Só cá chega a chuva quando os outros já estão fartos, estamos mesmo no centro do buraco do ozono. - Isto não é nada., disse alguém, depois olhou para toda a gente com ar de triunfo e disse: Antigamente não havia nada disto, mas ás vezes também secavam... É da limpa... ora!... - Pois agora já ninguém sabe limpar Oliveiras, limpam-nas de qualquer maneira. - E varejar?... Isso é que é. Não olham se estão congeladas ou muito molhadas, sabeis o que são os do Vieiro? São todos uns Pressinhas. - Eu cá para mim é castigo de Deus, só há inveja nesta terra. E quantos vão á missa? Antes querem ficar a falar da vida dos outros cá fora. - Cálem-se... Hummmm, este mundo está perdido, já dizia a minha avó... olha que não é brinquedo não!... Com todas estas opiniões ficamos sem saber o que pensar desta calamidade. Os engenheiros, não explicam ou não sabem e penso que desta vez a sabedoria popular é insuficiente para resolver este problema, pois cada cabeça, sua sentença.

1 comentário:

Anónimo disse...

Compilando todas as opiniões somos capazes de formular uma teoria válida que explique o caso. Com a foto que nos apresentam nem consigo olhar para a Oliveira!!!