sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O REGRESSO DO FANTASMA LAFUNFA

Após muitos anos de inactividade o LAFUNFA está de volta à pacata aldeia do Vieiro. A sua última actividade foi exercida à mais de 25 anos como funcionário do Vieiro Sport Club. Na altura os treinos deste clube decorriam no Campo de Jogos do Largo da Laje agora denominado por Largo Pintora Graça Morais. O LAFUNFA era o apanha bolas de serviço desta colectividade desportiva e fazia-o sem receber qualquer retribuição pelos serviços prestados a este clube. Quando a bola saía do terreno de jogo ele encarregava-se de a encontrar. O problema é que o LAFUNFA tinha um trauma com bolas e então cada vez que apanhava uma tratava-a muito bem, pegava nela, fazia-lhe umas festas e depois abria a sua miraculosa navalha e espetava-a na bola. Esta cena de terror repetiu-se vezes sem conta neste campo de jogos e causou mesmo alguns traumas a alguns dos jovens desta aldeia. É incalculável o número de bolas que o LAFUNFA deteriorou a este clube. Posteriormente o LAFUNFA foi condecorado a título póstumo pelos serviços prestados à população do Vieiro que lhe está eternamente grata diga-se de passagem...

O FANTASMA do LAFUNFA está de regresso a esta aldeia. Mesmo após a sua antiga residência ter sido demolida e construída de raiz uma nova vivenda, o FANTASMA do LAFUNFA resistiu e voltou a dar sinais de vitalidade. Antes de mais é bom realçar que esta nova vivenda ainda não possui licença de habitabilidade, não possui electricidade pelo que não pode ser habitada por nenhum humano a não ser pelo FANTASMA do LAFUNFA.

O palco onde vão actuar os grupos musicais estava completamente montado quando se começaram-se a ouvir alguns comentários, tais como, "Não sei se o meu tio vai gostar muito de ver o palco em frente da sua casa", "O meu cunhado é que não sabe trabalhar porque comprava o sinal de estacionamento proibido e tinha o problema resolvido" e mais tarde a Nora do LAFUNFA e que agora é a sua sogra a dizer algo de cujo teor não se conseguiu apurar.

Estavam-se a começar a ouvir os primeiros acordes da Festa do Vieiro de 2007 quando a polémica se começou a instalar com o local de montagem do palco onde vão subir os grupos musicais para animar a população do Vieiro e todas as pessoas que nos visitam durante estes dias.

Posteriormente ouviu-se um rumor de já tinham efectuado um telefonema e que as devidas pessoas já tinham sido informadas. Que não se admitia estarem a tapar as vistas a uma bela vivenda recentemente contruída no Vieiro. Que poderiam querer colocar umas belas colchas na sua varanda e que assim o povo não a poderia apreciar.

Nunca é demais relembrar que o palco nas três últimas edições da Festa do Vieiro foi montado exactamente no mesmo local onde foi instalado para a edição de 2007.

Mais tarde a GNR de Vila Flor deslocou-se ao Vieiro para informar a Comissão de Festas de que tinha de mudar a localização do palco. Pensa-se que o LAFUNFA fazendo valer os seus conhecimentos dentro desta força policial meteu uma cunha junto do comandante do posto de Vila Flor para que fosse tomada esta decisão. Não se compreende esta decisão mas a Comissão de Festas e a aldeia do Vieiro como pessoas de bem vão acatar esta decisão ainda que dela discordem completamente.

A Comissão de Festas esteve reunida de emergência durante toda a noite e ao início da manhã promoveu uma conferência de imprensa. Este episódio da localização do palco colocou grandes dificuldades à organização do evento e ponderou-se mesmo ter de se cancelar a Festa do Vieiro. Depois da reunião da Comissão de Festas do Vieiro foram redobrados esforços para que este grandioso evento se realize no ano de 2007.

Temos de enaltecer o esforço de quem montou este palco na quinta feira durante a manhã e que agora na sexta feira vai ter de o desmontar e montar uns metros mais ao lado. E na segunda feira estas mesmas pessoas vão ter de o voltar a desmontar. A população do Vieiro está agradecida a estas pessoas que vão ter trabalho redobrado assim como à Comissão de Festas de 2007. A forma que a Comissão de Festas tem de agradecer a estas pessoas é colocar em funcionamento o BAR da FESTA e declarar bar aberto para eles...

Para finalizar este imbróglio cumpre-nos efectuar as seguintes observações para reflexões futuras,

O LAFUNFA nesta nova aparição pela Aldeia do Vieiro foi emprenhado pelos ouvidos

As atitudes ficam para quem as pratica e mais nada...