sexta-feira, 21 de março de 2008

DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO - JESUS É PREGADO NA CRUZ

V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Depois de O crucificarem, fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes. E ficaram ali sentados a guardá-l'O. Acima da cabeça de Jesus puseram o motivo da sua condenação: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus". Com Ele foram crucificados dois ladrões, um à direita, outro à esquerda. E os que passavam perto, injuriavam-n'O, meneando a cabeça e dizendo: "... Se Tu és o Filho de Deus, desce da cruz!".

Também os chefes dos sacerdotes, juntamente com os escribas e os anciãos caçoavam d'Ele: "Salvou os outros, e não pode salvar-Se a Si mesmo. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz e acreditaremos n'Ele (Mt 27,35-42).

Meditação
Como videira viçosa que a tempestade despojou dos seus ramos verdes, assim Tu, pregado no madeiro da cruz, Te converteste no drama entre o céu e a terra. O Teu corpo estendido em dimensão cósmica é a expressão absoluta do dom e do acolhimento. O velho inimigo está todavia ali, pontualmente, para desferir o último e desesperado ataque.


Por todas as nossas cobardias e desobediências, Senhor, tem piedade de nós!
R. Senhor, tem piedade de nós.



Todos: Pai Nosso, que estais nos céus santificado seja o Vosso nome, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu.



O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.



Oração
Senhor Jesus, que, deste ao ladrão no calvário a graça de passar da cruz à glória do Teu Reino. Aceita a humilde confissão dos nossos pecados, e na hora da nossa morte abre-nos também as portas do paraíso. Amen.

Do vosso olhar vem a luz, Que me leva a ver Jesus, Na Sua imensa agonia.

Sem comentários: