sexta-feira, 21 de março de 2008

OITAVA ESTAÇÃO - JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSÁLEM

V. Nós Te adoramos, ó Cristo, e Te bendizemos.
R. Porque com a Tua santa cruz remiste o mundo.

Grita do teu coração ao Senhor, ó virgem, filha de Sião; faz derramar como torrente as tuas lágrimas... levanta para Ele as mãos pela vida dos teus amados filhos que morrem de fome em cada esquina da rua (Lm 2,18.19).

Grande multidão O seguia, e as mulheres batiam no peito e lamentavam-se por causa d'Ele. Jesus, porém, voltando-Se para as mulheres, disse: "Filhas de Jerusalém, não choreis sobre Mim, mas antes sobre vós mesmas e sobre os vossos filhos. Dias virão em que se dirá: Felizes as estéreis cujas entranhas nunca deram à luz e cujos seios nunca amamentaram. Pois se tratam assim o lenho verde, o que acontecerá com o seco?" (Lc 23,27-29.31).

Meditação
Ó Jesus, um dia, uma mulher derramou sobre os Teus pés lágrimas de amor e de arrependimento. Ainda uma mulher - e se chamava Maria -durante uma última ceia havia derramado sobre a Tua cabeça perfume de nardo puríssimo... E agora são as "filhas de Jerusalém", que, a chorar, vêm ao Teu encontro; são mulheres da estirpe de Raquel, para lançar sobre Ti a amarga lamentação. Sim é muito justo que Tu sejas chorado como um filho primogénito, o mais querido, destinado à morte. Mas Tu as convidas a chorar sobre a sua sorte de mães aflitas, de mães despojadas como árvores de fruto atacadas pelo turbilhão. São uma multidão, estas mulheres, sobre a terra... Choram, sim, são mães que choram sobre esta hora trágica da história, mulheres que no Teu e no seio de Tua Mãe derramam o rio das suas lágrimas, para que cada dor tenha a sua compaixão, a graça do amor que redime.



Senhor Jesus, Primogénito entre muitos irmãos, tem piedade de nós!
R. Senhor, tem piedade de nós.



Todos: Pai Nosso, que estais nos céus santificado seja o Vosso nome, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu.



O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Oração
Senhor Jesus, que preferes a misericórdia ao sacrifício, pedimos-Te por todas as mulheres da nossa sociedade, que são tantas vezes despojadas da sua dignidade humana, e que vertem tantas lágrimas incompreendidas. Amen.

Sobre o ódio que O matava, fostes o amor, que adorava, o Filho três vezes santo.

Sem comentários: